• Warley Oliveira

Candidatos do Ballon d’Or 2022


Ballon d’Or 2022
Ballon d’Or 2022

A lista de nomeados foi anunciada para o 66º Prêmio Ballon d'Or, previsto para 17 de Outubro de 2022. O vencedor da edição anterior foi Lionel Messi, que a recebeu com certa apreensão, uma vez que viu que Robert Lewandowski deveria tê-la recebido, especialmente tendo em conta que o ultrapassou, tanto em 2020 como em 2021.


Infelizmente, devido à pandemia da COVID-19, isto não aconteceu como deveria ter acontecido.


Curiosamente, porém, a Lenda argentina não foi incluída na lista deste ano de jogadores nomeados. Até mesmo os melhores tipsters com os melhores palpites de futebol estão forçando os seus neurônios tentando prever quem irá ganhar o prêmio.

Entre os nomeados deste ano destacam-se:


Thiabout Courtois

Em 2011, foi o goleiro mais jovem a representar a Bélgica quando fez a sua estreia sênior, e recebeu o prêmio Luva de Ouro por ser o melhor goleiro durante a Copa do Mundo de 2018, onde a Bélgica obteve o terceiro lugar. Muitos até o consideram atualmente como o melhor goleiro do mundo. Durante a temporada 2021/22, ele fez 23 partidas sem sofrer gols.


Christopher Nkunku

Este jogador francês fez a sua estreia sênior quando a seleção nacional francesa o convocou para um jogo amistoso contra a Costa do Marfim. Durante a sua temporada 2021/22 teve 35 gols e 22 assistências, tendo sido nomeado como o Jogador da Bundesliga da temporada.



Mohamed Salah

Salah em 2019 foi nomeado capitão da seleção nacional do Egipto, obtendo um sucesso muito limitado, já que o time perdeu ambos os encontros contra o Senegal durante a final da Copa Africana das Nações de 2021 e as qualificatórias para a Copa do Mundo de 2022. Por outro lado, foi recentemente galardoado com a Chuteira de Ouro da Premier League, reconhecimento que lhe foi agora dado por três vezes. Para a temporada 2021/22, teve 33 gols e 19 assistências.


Trent Alezander-Arnold

E neste ano tornou-se o jogador mais jovem a ter ganho, juntamente com várias equipes, todos os seis grandes troféus. Tem sido referido como um dos mais perigosos zagueiros do mundo. E na temporada 2021/22 tinha marcado 2 gols, 22 assistências e 24 partidas sem sofrer gols.


Robert Lewandowski

Este lendário jogador requer pouca introdução; este ano transferiu-se do Bayern de Munique para Barcelona. Recebeu recentemente a Chuteira de Ouro europeia duas vezes seguidas. Com 57 gols e 12 assistências para a temporada de 2021/22. Alguns argumentaram que a Ballon D'or de Lewandowski está muito atrasada, e desta vez ele poderia muito bem recebê-la.


Vinícius Júnior

O número dois quando se trata dos melhores marcadores de gols do Real Madrid não é uma posição a ser tomada de ânimo leve, especialmente porque marcou um gol decisivo que permitiu ao time assegurar a sua 14ª Liga dos Campeões. Ele terminou a sua temporada 2021/22 com 22 gols e 19 assistências.


Luis Díaz

Durante a Copa América de 2021, marcou vários gols para a equipe colombiana, o que acabou por lhe valer o reconhecimento conjunto como artilheiro da competição, ao lado do lendário jogador Lionel Messi. E enquanto num jogo entre Liverpool e Chelsea durante a final da FA Cup de 2022, foi nomeado como jogador do jogo. A sua temporada 2021/22 terminou com 22 gols e 11 assistências.


Karim Benzema

Este atacante do Real Madrid é um dos jogadores com maiores chances de ganhar a Bola de Ouro deste ano. É o jogador de futebol mais condecorado da história da França; e terminou a sua temporada 2021/22 com 48 gols e 15 assistências.


Riyad Mahrez

Artilheiro do Manchester City em todas as competições da última temporada, Mahrez foi nomeado capitão da seleção argelina para a Copa Africana das Nações 2021, terminando a temporada 2021/22 com 29 gols e 12 assistências.


Son Heung-min

As chances de vitória do melhor marcador de gols da Premier League são bastante altas. Recentemente recebeu a Chuteira de Ouro da Premier League ao lado de Salah; o que precisa de ser mencionado, ele conseguiu sem marcar um único penalti. Terminando a sua temporada com 30 gols e 10 assistências.


Cristiano Ronaldo

O melhor marcador internacional de todos os tempos, que ultrapassou recentemente recordes à esquerda e à direita, tal como o de maior número de jogos como capitão por um jogador europeu. Se ele vencesse este ano, seria a sua sexta vez a receber o prêmio. Terminando a sua temporada 2021/22 com 24 gols e 3 assistências.


Sadio Mané

No caso de ter ganho este ano, não seria a primeira vez, embora não tenha recebido a honra desde que a ganhou até 1995. Mais recentemente, Mané ultrapassou Henri Camara como o melhor marcador de todos os tempos no Senegal. A sua temporada 2021/22 terminou com 33 gols e 5 assistências.


Erling Haaland

Em 2019 marcou um recorde de nove gols em um jogo, o que lhe valeu a Chuteira de Ouro; e mais recentemente tornou-se o jogador mais jovem a marcar 50 gols na liga. Terminou a temporada 2021/22 com 29 gols e 9 assistências.


Kylian Mbappé

O duas vezes FIFA FIFPro World11 é uma potência e poderia muito bem receber o reconhecimento. Além disso, foi nomeado como o Melhor Jogador do Ano do Globo de Futebol de 2021. Ele terminou a temporada 2021/22 com 39 gols e 26 assistências.


Entusiasmo perdido

Muitos perderam o interesse ou a emoção quando viram este prêmio ser atribuído devido ao que aconteceu em 2020; algo a que muitos fãs viram como uma perda de qualidade, o que significa que já não se sente como um prêmio dado ao melhor dos melhores, mas sim como algo atribuído devido à popularidade, em vez de o atribuir como reconhecimento do trabalho árduo, do talento e do valor global de um jogador ao longo de um ano; algo que nem todos podem alcançar, e por isso não deve ser dado de forma leviana.


Em geral, poderia dizer-se que o prêmio Ballon D'or deste ano tem realmente alguma competição, a decisão será certamente muito acertada; a menos que seja dado a Lewandowski como uma espécie de desculpa; algo sobre o qual muitos teriam certamente sentimentos mistos, mesmo os melhores sites de apostas na Índia.